NomeBrigitte THIERION
Sua instituiçãoUniversidade Sorbonne Nouvelle
Sua titulaçãoDoutor
País de origem do autorFrança
Nome completoPascale De Robert
País de origem do co-autorFrança
InstituiçãoInstitut de Recherche pour le Développement IRD
Nome completoJuciene RICARTE APOLINARIO
InstituiçãoUniversidade Federal de Campina Grande UFCG
Área Temática01. Antropologia
Grupo TemáticoMulheres, indígenas e líderes na cena política latino-americana. Trajetórias, práticas e papéis
TítuloMulheres indígenas em luta no passado e no presente

Mulheres indígenas têm um papel importante na cena política brasileira atual, inspiram fortes movimentos de resistência, destroem os estereótipos dos líderes masculinos e as maneiras de fazer política. Destarte as pesquisas sobre as mulheres indígenas precisam ainda mais do enfoque intercultural e “decolonial” a partir das pautas e práticas culturais desde o século XVI até os dias atuais. Por muito tempo se tentou silenciar as vozes indígenas no feminino, no entanto elas sempre foram protagonistas das suas lutas e resistências no passado e no presente. As agências e memórias das figuras femininas indígenas podem ser encontradas a partir de romances, literatura de viagem, fontes documentais manuscritas, mitos e narrativas da tradição oral, lembraremos as biografias de várias figuras femininas indígenas, desde os tempos míticos até hoje, que se apoderaram de um papel político determinante em tempos de conflitos ou de incertezas, mostrando caminhos novadores para seus povos com talentos de guerreiras e mediadoras. Na região do rio Araguaia, estaremos falando da líder Karajá Xuanam-piá em um acordo de paz entre indígenas e não-indígenas, da índia Damiana da Cunha que tentou navegar entre os dois mundos, da Nhákpôkti que foi buscar as plantas cultivadas para a primeira humanidade, da Tuíre e outras mulheres de hoje que se revelam indispensáveis mediadoras entre mundos, valorizadas como guerreiras, lutando para fazer valer a beleza e a força ou defender os direitos dos povos indígenas.

• Literatura
  • História Indígena