NomeLevi Marques Pereira
Sua instituiçãoUniversidade Federal da Grande Dourados - UFGD UFGD
Sua titulaçãoPós-Doutorado
Nome completoGeorg Grünberg
País de origem do co-autorÁustria
InstituiçãoUniversidade de Viena UNIVERSIDADE DE VIENA
Área Temática01. Antropologia
Grupo TemáticoTerritorialidade e os Guarani na América Latina
TítuloGuarani Retã e Mapa Continental Guarani: experiências de construção de mapas do território de ocupação tradicional guarani através de uma rede de colaboradores em quatro países

Guarani retã é a expressão com a qual os Guarani denominam o seu amplo território, ocupado desde tempos pré-coloniais. Esse território foi sobreposto por parcelas dos territórios nacionais de Paraguai, Bolívia, Argentina e Brasil, mas até os dias atuais comunidades guarani seguem vivendo em parcelas do território de ocupação tradicional. Em 2008 Georg Grünberg lançou a proposta de construção de um mapa que expressasse graficamente esse território, acompanhado de um caderno que reunisse dados básicos sobre a história, demografia e configuração cultural guarani. A ideia foi imediatamente recepcionada por dezenas de pesquisadores, indigenistas e lideranças indígenas, formando a rede de colaboradores do Mapa Guarani Retã (2008). Entretanto, os Guarani que vivem na Bolívia ficaram fora desse primeiro mapa, o que motivou a realização de uma segunda edição, reunindo dados de todos os Guarani – Guarani Continental (2016). Bartomeu Melià, com seu enorme conhecimento sobre as fontes históricas e etnográficas, soube articular com maestria os dados sobre os Guarani presentes nos distintos países, sendo o editor dos textos de apresentação dos dois mapas, a quem aproveitamos para homenagear. Assim, o artigo propõe apresentar essas duas experiências dos mapas, destacando o modo como foram discutidos e recepcionados nos distintos países, situando e identificando os principais atores e instituições que cooperaram. Trata-se de experiências que buscam ampliar o conhecimento mútuo e facilitar a continuidade do fluxo de comunicação, circulação -oguata, formas de intercâmbio matrimonial, festivo, político e ritual que sempre caracterizaram a vida guarani.

• Guarani
  • Território guarani