NomeLauriene Seraguza
InstituiçãoUniversidade Federal da Grande Dourados UFGD
Área Temática01. Antropologia
Grupo TemáticoTerritorialidade e os Guarani na América Latina
TítuloSobre “retomar a terra” – elaborações acerca de modos de ser e viver entre os Guarani e Kaiowa em Mato Grosso do Sul

Desde o final dos anos de 1970 a categoria “retomada” elaborada pelos Kaiowa e Guarani em Mato Grosso do Sul, Brasil, para o ato de reocupar a terra outrora esbulhada com o incentivo do Estado brasileiro, vem sendo utilizada como uma estratégia da ação política guarani e kaiowa e ganha relevo no início dos anos 2000, se expandindo enquanto uma possibilidade filosófica de existência – indígena ou não. Desta maneira, o objetivo deste ensaio coletivo é investigar esta categoria, debruçando os esforços sobre as compreensões guarani e kaiowá sobre ela, no intuito de compreender uma “política de retomadas” praticada entre estes indígenas.

• retomadas
  • guarani e kaiowa