Nomeviviane borges
Nome completoJuliane Serres
InstituiçãoUniversidade Federal de Pelotas UFPEL
Área Temática03. Arte e Patrimônio Cultural
Grupo TemáticoLimites/fronteras del valor patrimonial: instituciones y prácticas socio-culturales en contextos de encierro para pensar ‘lo comun’
Título“Não há quem goste de ser número, gente merece existir em prosa”: a emergência dos memorias às vítimas do Covid-19 no Brasil

O presente trabalho pretende problematizar a configuração de lugares de memória voltados às vítimas do Covid-19 e o papel das intervenções artísticas nesse processo. Percebe-se um movimento intenso e global de instituições e grupos no sentido de homenagear aqueles que foram vítimas do vírus. Procuramos mostrar a capacidade da arte e do patrimônio em provocar a reflexão, a partir da análise da constituição de memoriais às vítimas, tendo como fio condutor exemplos brasileiros. Transitaremos por categorias ligadas a história do tempo presente e da história pública, problematizando a patrimonialização do imediato e sua relação com o patrimônio cultural.

• patrimônio
  • memória
  • história do tempo presente
  • história pública