NomeDEBORA CRISTINA RODRIGUES
TitulaçãoMestrando
InstituiçãoUniversidade Federal do Amazonas UFAM
Área Temática04. Ciências e Meio Ambiente
Grupo TemáticoESTUDOS E PESQUISAS EM QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS NA AMÉRICA LATINA: CAMINHOS E POSSIBILIDADES
TítuloQUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS E SUSTENTABILIDADE NA AMAZÔNIA: PESQUISA-AÇÃO EM COMUNIDADES RIBEIRINHAS EM CAAPIRANGA

As populações tradicionais não indígenas da Amazônia contribuem para a manutenção da diversidade biológica por meio de suas práticas que são mantidas através da oralidade ao longo do tempo por gerações. Tais práticas assumem caráter de respeito aos ciclos da natureza pautadas nos princípios da sustentabilidade. Nestas comunidades os recursos naturais assumem valor de uso e valor simbólico, no que concerne ao reconhecimento, valorização e preservação tanto dos recursos quanto dos conhecimentos associados. Um marco histórico legislador no processo de reconhecimento dos direitos destes povos é a Convenção de Diversidade Biológica (1992), que se constitui como documento importante estabelecendo normas e legislações que garantem a conservação e preservação dos conhecimentos associados aos recursos naturais, cultura e práticas desenvolvidos por estas comunidades, contribuindo, ainda, para manutenção das particularidades que caracterizam a região (Rodrigues, 2015). Considerando este debate, o artigo apresenta reflexões desenvolvidas a partir de resultados de projetos de pesquisa e extensão realizados em comunidades ribeirinhas de Caapiranga/AM. As bases metodológicas foram participativa, fundada na pesquisa-ação que contempla pesquisa, extensão e intervenção, trabalhando com dados quantitativos e qualitativos numa dinâmica interdisciplinar, envolvendo diversas áreas do conhecimento técnico-científico, nesta metodologia todos os envolvidos são peças-chave. Os estudos que fundamentam está reflexão estiveram articulados com o Projeto intitulado: Montagem da paisagem do conhecimento: uma estratégia de resgate, valorização e proteção de conhecimentos de ervas e plantas medicinais em comunidades tradicionais na Amazônia, financiado pelo Edital 025/CNPq, desenvolvido pelo Grupo Interdisciplinar de Estudos Socioambientais e Desenvolvimento de Tecnologias Sociais na Amazônia, vinculado ao Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Amazonas e ao CNPq.

• Conhecimentos tradicionais;
  • Sustentabilidade;