NomeHelouise Costa
Nome completoMarta de Araujo Pinheiro
InstituiçãoUniversidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ
Área Temática04. Ciências e Meio Ambiente
Grupo TemáticoESTUDOS E PESQUISAS EM QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS NA AMÉRICA LATINA: CAMINHOS E POSSIBILIDADES
TítuloMulheres Decididas a Vencer: transformações socioambientais no semiárido nordestino

A presente pesquisa busca compreender a relação entre questões de gênero e transformações socioambientais sob uma perspectiva transdisciplinar. Trata-se de um estudo de caso sobre práticas colaborativas promovidas pelo Grupo de Mulheres Decididas a Vencer, coletivo de produção orgânica e de agroecologia, localizado no Assentamento Mulunguzinho, na cidade de Mossoró, Rio Grande do Norte. Busca-se identificar neste grupo o sentido e a prática do "comum" e suas consequências locais. Sobre o termo “comum”, destaca-se que, neste projeto, o conceito é explorado com objetivo de se entender de que maneira o processo global de extração, apropriação e reprodução de riqueza influencia a ocorrência de movimentos de resistência no campo, baseados em relações de cooperação e convivência cotidiana de grupos. Além deste conceito, utiliza-se as referências de ecologia política feminista, de gênero e de lugar. Justifica-se a pesquisa na identificação de um cenário em que movimentos de agroecologia liderados por mulheres trazem práticas de cooperação social baseadas na gestão compartilhada de recursos comuns. A metodologia inclui observação preliminar do campo, análise de documentos e imagens, e entrevistas online. O estudo pretende contribuir com o campo de pesquisas sobre modos de reconstrução socioambiental sob a perspectiva do gênero.

• psicossociologia
  • agroecologia