NomeWanessa Ramos
TitulaçãoMestrando
InstituiçãoPontifícia Universidade Católica do Paraná PUC-PR
Área Temática06. Cosmovisões e Sistemas Religiosos
Grupo TemáticoGTs - Laudato si e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: revisitando os Direitos Humanos a partir da Casa comum.
TítuloO ODS 5 a partir da cosmovisão do ecofeminismo: a proteção da casa comum sob o viés da ecologia integral na realidade brasileira.

Baseado na exploração, feminina e ambiental, o capitalismo é o sistema econômico regente mundialmente e é objeto de diferentes críticas. A perspectiva ecológica aliada à questão de igualdade e respeito para com as mulheres que o Pontífice difunde, é de suma importância no atual cenário de exploração neoliberal, desrespeito aos direitos humanos e degradação ambiental. Neste sentido, a Laudato si do Papa Francisco, afirma que “tudo está conectado” ante ao dinamismo da vida e defende a proteção daqueles que são vulneráveis, incluindo o meio-ambiente e as mulheres, nos termos lecionados pelo ecofeminismo e da cosmovisão do respeito à vida, com a promoção da igualdade e da sustentabilidade, permitindo-se a continuidade da vida. Sugere-se, como uma solução da crise vivenciada, uma revolução dos modos de relação, entre os seres humanos e entre os seres humanos com o ambiente, defendendo-se o equilíbrio e harmonia entre os componentes, sem valoração das humanidades e gêneros, com a desconstrução das opressões, para atingir uma integral sustentabilidade, mediante a capacidade de criatividade do meio ambiente pelos processos de transformação, abandonando-se a visão de dominação predatória que impera na nas relações entre o homem e a natureza, a partir do reconhecimento das mulheres como sujeitos ecológicos essenciais na difusão dos princípios do ecofeminismo. Assim, o tema da pesquisa é a relação entre o ODS5 (empoderamento feminino e igualdade entre os gêneros) e o ecofeminismo, representado pela proteção da casa comum sob o viés da ecologia integral, nos termos da Laudato si. Delimitou-se os seguintes objetivos específicos: a) analisar o ODS5; b) tratar do ecofeminismo; c) tratar da ecologia integral, a partir da Laudato si; e d) integrar os conceitos na realidade brasileira. A metodologia a ser utilizada é de pesquisa qualitativa, por intermédio de um método indutivo com análise documental.

• Direitos Humanos
  • Laudato si