NomeJosé Rubens Lima Jardilino
Sua instituiçãoUniversidade Federal de Ouro Preto; Sociedad de Historia de la Educación Latinoamericana UFOP;SHELA
Sua titulaçãoPós-Doutorado
Área Temática08. Educação
Grupo TemáticoEDUCACIÓN, FRONTERAS Y GLOBALIZACIÓN
TítuloEducação Superior: Referências no Protestantismo Brasileiro

A proposta que se segue vem sendo retomada aqui e ali numa pesquisa que vimos realizando desde 2009 sobre a construção de campo de pesquisa sobre educação e protestantismo no Brasil. Partindo desta declaração inicial, mantemos os mesmo objetivos de buscar referentes no campo educacional da inserção protestante no Brasil, não somente como ferramenta de catequese, mas ligada ao Ethos protestante como herança de suas origens. O pensamento educacional protestante esteve à margem do debate e pesquisas em História da Educação. No que diz respeito à História da Educação brasileira, o quadro não é diferente, e a realidade educacional protestante permanece em muitos aspectos desconhecida. Encontra-se alguns estudos têm procurado analisar os pressupostos pedagógicos presentes na educação religiosa oferecida pelos missionários protestantes no Brasil. Todavia, argumentamos que o ato educativo desses missionários não é relegado à educação religiosa. Em consonância com o projeto político-pedagógico da Reforma Protestante na Europa, no século XVI, os missionários que chegaram ao Brasil em meados do século XIX procuraram junto a organização das primeiras igrejas protestantes em solo brasileiro, também a implantar das primeiras escolas paroquiais. Encontrando nas classes médias e elite brasileira clima favorável às ideias pedagógicas que ofereciam, novas e “modernas” concepções educativas para a realidade brasileira, as escolas paroquiais influenciaram decisivamente significativamente os rumos educacionais em várias regiões do país. Neste artigo nos interessa discutir a influencia protestante na educação superior no Brasil. O estudo que ora se apresenta é de natureza documental e bibliográfica, no qual se analisará as contribuições de teses, textos e pesquisas sobre o protestantismo brasileiro e, em especial, sobre a influência dos missionários protestantes na criação de instituições de estudos universitários.

• História da Educação,
  • Protestantismo e Educação