NomeRenata Zarelli
Nome completoErika Juliana Dmitruk
InstituiçãoUniversidade Estadual de Londrina/PR UEL
Área Temática04. Ciências e Meio Ambiente
Grupo TemáticoCambio climático: Una oportunidad para las comunidades rurales de sur América
TítuloA IMPORTÂNCIA DOS “CINTURÕES VERDES” REAFIRMADA PELAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS. MITIGAÇÃO E ADAPTAÇÃO NA MANUTENÇÃO DO SOLO COMO RURAL.

As mudanças climáticas são uma realidade em todo o planeta, e considera-se que a ação antrópica tem contribuído para sua aceleração. Diversas ações são apontadas para promover a mitigação e a adaptação a esta realidade, sendo que algumas delas abrangem estes dois aspectos: mitigam as causas do aumento da temperatura global, e promovem a adaptação de certas localidades aos eventos da natureza. Neste sentido a ideia do “cinturão verde” se apresenta como uma contribuição relevante, compreendido como uma faixa territorial no entorno dos perímetros urbanos das cidades, na qual a legislação local ou regional impede o avanço das áreas urbanas. Considerando que estas áreas urbanas têm sido responsáveis por mais de 70% do total das emissões dos gases de efeito estufa (GEE), tem-se a possibilidade de evitar o aumento do espaço territorial potencialmente causador da emissão dos GEE, bem como do seu efetivo aproveitamento sustentável, em contraposição as propostas imobiliárias de que o aumento do perímetro urbano é importante para o desenvolvimento econômico da cidade.
Em relação ao Brasil, tem-se que aproximadamente 73% das emissões de GEE são decorrentes de produção rural e especulação com terras. Os cinturões verdes, impedindo o aumento da área urbana, podem manter significativa parte da cobertura florestal, auxiliando na regulação do clima, bem como impedem a excessiva impermeabilização do solo, que são ações relacionadas à adaptação às mudanças climáticas. Por outro lado, as árvores são captadoras dos GEE, servindo como importante fator de mitigação de suas causas. Adicionalmente, ao permitir o trabalho e geração de renda nestes locais, evita que parte da população vá para os centros urbanos da cidade, ocupando áreas de risco. Como exemplo, Santa Fé, na Argentina, que com auxílio de financiamento internacional, elaborou políticas e planos locais e regionais voltados a diminuir os efeitos do excessivo volume de chuvas, que historicamente prejudicava aquela localidade.

• mudança climática;
  • regulação do solo;