NomeAline Corrêa
Área Temática01. Antropologia
Grupo TemáticoMundo Guaraní. Economía y Profecía. Pasado, presente y futuro
TítuloOs Guarani nas independências dos países do Cone Sul da América

O Processo de independência e formação dos países do Prata, na primeira metade do século XIX, lançou interesses sobre o povo Guarani, seja a população missioneira, que ainda ocupava as antigas Reduções Jesuítas, amplamente disputado por Paraguai, Províncias Unidas do Prata e Banda Oriental, seja os Guarani que povoaram o imaginário da construção da nação brasileira. Nossa proposta é analisar como os Guarani aparecem nos imaginários das elites crioulas, e como os Guarani se manifestam no processo. Para tanto faremos uso do acervo bibliográfico disponível sobre os processos de independências do Prata. Constatamos que a disputa entre os países em processo de independência recaia, em grande medida, sobre os territórios missioneiros e sua população letrada e habilitada em diferentes ofícios. Porém, desejamos pensar também nas agências indígenas, como eles agiram e se posicionaram nesse novo cenário.

• Guarani
  • Independência