NomeAdrea gizelle Besen
TitulaçãoDoutorando
InstituiçãoUniversidade Federal de Sergipe UFS
Área Temática06. Cosmovisões e Sistemas Religiosos
Grupo TemáticoPrácticas rituales a través de las Américas: simbolismo, mitología y tradición
TítuloAS PRÁTICAS, OS RITUAIS E O SIMBOLISMO POSTMORTE EM SEPULTAMENTOS PRESENTES NO CONTEXTO ARQUEOLÓGICO.

Este trabalho trata-se da importância de estudos osteológicos dentro da Bioarqueologia como uma ferramenta necessária na identificação e compreensão de práticas funerárias associadas aos sepultamentos humanos em diferentes populações, independentemente do tempo ou espaço que estas viveram, trazendo elucidação das suas atividades cotidianas, suas crenças, rituais, dieta e demais informações bioculturais que contribuam em dados de como viveram esses povos. Os remanescentes osteológicos desses dois grupos estudados, apresentam aspectos importantes do tratamento dado aos corpos no post-mortem. Com isso, buscamos compreender as práticas funerárias presentes nos sepultamentos provenientes de dois sítios arqueológicos; sitio Paraná de Arauépá (PA), inserido no contexto do baixo Tapajós, região amazônica e; Sítio Toca da Baixa dos Caboclos (PI), localizado na região Sudeste do Piauí, no Parque Nacional Serra da Capivara, os sítios apresentaram contextualizações similares, apesar da diferenciação de região e datação, mas com uma constante manutenção do simbolismo perante a morte.

• Práticas
  • Rituais