NomeMARIA TERESA TORIBIO BRITTES LEMOS
Sua instituiçãoUNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO -UERJ
Sua titulaçãoPós-Doutorado
Área Temática16. História
Grupo TemáticoNovos espaços e novas histórias – trajetória da imigração andina no Rio de Janeiro
TítuloBolivianos no Rio de Janeiro – novas histórias e novas identidades

A década de 1950 foi escolhida pelo grande número de bolivianos que procurou o Brasil para imigrar, diante da situação de crise instalada com o processo revolucionário no país, especialmente das áreas rurais. O estudo se estende à década de 2000, como delimitação para análise do processo migratório. Até a década de 1990 a preferência boliviana para imigração era a Argentina, pelas facilidades encontradas nas distâncias e hábitos culturais. No entanto, diante das crises socioeconômicas daquele país, a opção foi o Brasil, especialmente S.Paulo , devido às oportunidades de emprego nas indústrias de tecido.
Embora o fluxo migratório se dirigisse maciçamente para São Paulo, nosso estudo optou por analisar a presença boliviana no Estado do Rio de Janeiro, com a finalidade de traçar o perfil daqueles imigrantes e seus interesses específicos em terras brasileiras. Assinalamos que a presença boliviana também ocorre em outros estados brasileiros como Santa Catarina, Sudoeste da Bahia, Pernambuco e em outras áreas de atração no país.

• imigração;deslocamentos , identidades , permanências culturais , cosmovisões