NomeSheila Stolz
Sua instituiçãoUniversidade Federal do Rio Grande FURG
Sua titulaçãoPós-Doutorado
Área Temática10. Estudos de Gêneros
Grupo TemáticoRompendo as fronteiras. A Universidade e o enfrentamento da violência de gênero: sexismo, relações de poder e comportamentos abusivos
TítuloSUJEITOS, CENÁRIOS E ENREDOS: A TRAMA TECIDA PARA O SILENCIAMENTO E A IMPUNIDADE DO ASSÉDIO SEXUAL NO MEIO UNIVERSITÁRIO – UM ESTUDO DE CASO

Os sistemas de ensino superior passaram, a partir da segunda metade do século XX, por uma intensa transformação, integrando, desta forma, o catálogo de temas considerados prioritários e estratégicos para o desenvolvimento dos Estados e de sua cidadania. E, no caso brasileiro, estas duas décadas do novo Milênio representaram uma extraordinária expansão da Educação Superior que adquiriu, tanto na promoção de conhecimentos e de mudanças técnico-científicas como também na resolução de problemas sociais e econômicos, uma importância sem paralelo histórico. Não obstante, em se tratando do enfrentamento da violência de gênero, o contexto universitário brasileiro parece estar muito aquém do que os movimentos feministas e as pesquisas científicas realizadas dentro do âmbito acadêmico têm procurado visibilizar há décadas: que a violência de gênero em suas diversas manifestações e áreas de expressão é um fenômeno estrutural e viola os Direitos Humanos, a dignidade e a vida das mulheres. Aportes que têm possibilitado, não sem disputas, sua inclusão nas pautas das políticas públicas (tanto em nível jurídico como programático), mas sua quase invisibilidade na esfera universitária quando estão sob análise as relações de poder e comportamentos abusivos, entre eles, o assédio, tão característicos deste meio. O problema da violência contra a mulher nas instituições de ensino superior (IES) não é recente, porém, nos últimos anos, as denúncias têm sido cada vez mais registradas apesar da exposição pública, do constrangimento, do medo e das possíveis represálias que elas tenham que enfrentar. A pesquisa bibliográfica, documental e de campo levada a termo pretende analisar o assédio sexual vivenciado pelas mulheres que compõem o quadro discente, docente e técnico-administrativo da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande e quais são as medidas individuais, coletivas e institucionais que estão sendo tomadas para romper as fronteiras do silenciamento e da impunidade.

• VIOLÊNCIA DE GÊNERO
  • ASSÉDIO SEXUAL