NomeSILVANA WEINHARDT DE OLIVEIRA
TitulaçãoDoutorando
InstituiçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA uepg
Área Temática14. Estudos Sociais
Grupo TemáticoAlimentación en tiempos de pandemia
TítuloTEMPOS DE PANDEMIA: INSEGURANÇA ALIMENTAR, POBREZA E DESEMPREGO NO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA- PR

Este artigo tem como objetivo refletir sobre os efeitos da pandemia Covid-19 no emprego e na segurança alimentar da população da cidade de Ponta Grossa- PR. A partir dos dados consultados é possível dizer que a ocorrência da fome, a insegurança alimentar e os níveis de desemprego são anteriores à pandemia, mas que foram agravados pela calamidade. É visto que a população em extrema pobreza cresceu significativamente, embora estivem seus índices em ascendência desde 2014. Igualmente crescendo, estão os números na produção de alimentos, em crescimento ano a ano. No Estado do Paraná, a agricultura é a principal atividade, refletindo na produção nacional para consumo interno e também para exportação. A importância dos projetos sociais e de políticas públicas eficientes de combate à fome e da promoção do emprego são fundamentais para a melhoria das condições de vida para a população mais pobre. A longo prazo, é preciso que se promovam mudanças nas estruturas econômicas e sociais, nas políticas de abastecimento e de segurança alimentar e nutricional.

• Pobreza, desemprego, pandemia