NomeFELIPE MATHEUS KOCIUBA DA SILVEIRA
InstituiçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA UEPG
Área Temática14. Estudos Sociais
Grupo TemáticoPOLÍTICAS PÚBLICAS, POBREZA Y DESARROLLO
TítuloMODELOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO: SEUS EFEITOS SOBRE O DESENVOLVIMENTO E SOBRE AS DESIGUALDADES SOCIAIS

O desenvolvimento econômico está presente nas principais pautas de qualquer governo, e por isso observou-se em gestões anteriores no Brasil um forte incentivo ao processo de desenvolvimento, o que até surtiu efeito, pois já houve uma taxa de crescimento do PIB na casa dos 8% ao ano. O problema está presente nos resultados paralelos, pois identificou-se um aumento brutal nos níveis de desigualdades na distribuição de renda, bem como um aumento de outras desigualdades sociais, como um péssimo acesso a saúde e a educação dos grupos com menor ou nenhuma renda. Trata-se de um problema comum, e que há anos pretende-se resolve-lo, ou seja, como promover o crescimento econômico sem aumentar as desigualdades sociais? Pretende-se usar a teoria do capital humano e do seu potencial para a promoção do desenvolvimento, para identidificar se as políticas públicas de ampliação ao acesso ao ensino superior pela educação a distância (ead), podem aumentar ou reduzir desigualdades sociais a medida que promovem o crescimento econômico. Para tanto, pretende-se identificar no Brasil, qual o perfil dos alunos que tiveram acesso ao ensino superior no período das principais políticas públicas de acesso ao ensino superior no país, bem como os níveis de desigualdades sociais no país e nas regiões com mais estudantes no período, com enfoque na distribuição de renda. Será realizado uma pesquisa exploratória no sistema E-mec para traçar o perfil dos alunos, bem como uma análise dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) sobre a empregabilidade e a renda dos brasileiros, para verificar se houve efeitos positivos sobre as desigualdades na distribuição de renda nas regiões em que houve mais contribuições para a formação de capital humano em educação superior.

• POLÍTICAS PÚBLICAS
  • DESENVOLVIMENTO