AutorWagner Barros Teixeira
Sua instituiçãoUniversidade Federal da Integração Latino-Americana UNILA
Co-autorSara Concepción Chena Centurión
Instituição co-autorUniversidade Estadual de Maringá
Área Temática17. Linguística e Literatura
TítuloEducação intercultural e perspectivas decoloniais libertadoras no ensino de línguas e de literatura
Resumo

Este GT visa a criar um espaço dialógico e polifônico interdisciplinar entre as áreas de educação, ensino de línguas e ensino de literaturas com vistas a ampliar o espectro de reflexões sobre práticas pedagógicas, saberes, epistemologias e representações considerando perspectivas interculturais e da decoloniais. A partir desses aspectos, busca-se construir uma arena de reflexões significativas que possam contribuir para uma educação libertadora em seus distintos níveis de planejamento e concretização, a fim de lançar novos olhares e possibilidades sobre o ensino de línguas e de literaturas em diferentes âmbitos e esferas. São bem-vindas pesquisas de diferentes perspectivas teórico-metodológicas que dialoguem com as perspectivas interculturais e decoloniais que norteiam este GT.

Palavras-chave
  • Educação
  • Ensino de Línguas
  • Ensino de Literatura
  • Interculturalidade
  • Decolonialidade