AutorMárcio Pozzer
Sua instituiçãoInstituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul IFRS
Co-autorRoberta dos Reis Neuhold
Instituição co-autorInstituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Área Temática08. Educação
TítuloEducação profissional na América Latina: desafios e perspectivas
Resumo

As políticas públicas de educação profissional têm ocupado as agendas políticas latino-americanos de diferentes maneiras e em diferentes perspectivas, imersas em disputas de projetos políticos, econômicos e, sobretudo, educacionais. A centralidade de tais políticas varia de acordo com as matizes governamentais e seus projetos político-pedagógicos oscilam historicamente entre concepções utilitárias (submetidas às demandas e anseios das classes econômicas dominantes) e concepções emancipatórias (atribuindo protagonismo aos indivíduos e a suas comunidades para atuarem com a máxima autonomia no mundo do trabalho).
O ciclo do capitalismo que o mundo tem experimentado, de forma acelerada a partir da expansão das tecnologias digitais, os processos de desindustrialização que as economias latino-americanos, em geral, têm passado, e a descontinuidade de políticas públicas de promoção de equidade e direitos sociais, geradas por governos de direita, apresentam novos desafios para os países da região.
Este grupo de trabalho se propõe a reunir trabalhos dos diversos países da região, abordando aspectos históricos, políticos, pedagógicos e sociais para buscar fazer um diagnóstico da educação profissional na América Latina e de seus desafios contemporâneos.

Palavras-chave
  • Educação profissional
  • Vocational education and training
  • Mundo do trabalho
  • Desenvolvimento regional
  • Políticas públicas educacionais