Dados do autor
Sua instituiçãoUniversidade Estadual de Ponta Grossa UEPG
País de origem do autorBrasil
Dados co-autor(es) [Máximo de 2 co-autores]
E-mailEmail escondido; Javascript é necessário.
Nome completoMirna de Lima Mediros
Sua titulaçãoGraduado
TitulaçãoPós-Doutorado
País de origem do co-autorBrasil
InstituiçãoUniversidade Estadual de Ponta Grossa UEPG
Proposta de Paper
Área Temática14. Estudos Sociais
Grupo TemáticoAlimentación en tiempos de pandemia
TítuloUma revisão sistemática sobre estudos de branding e Indicações Geográficas
Resumo

A indicação geográfica serve para a identificação e proteção de produtos ou serviços que possuam uma qualidade específica vinculada à sua origem geográfica. Esse signo agrega valor ao produto/serviço e garante sua proteção intelectual, que quando associada ao branding, pode trazer o reconhecimento da qualidade vinculada à reputação local. Esse sinal é cada vez mais procurado, por diferenciar uma especialidade e sua região ao restringir seu uso a produtores e prestadores de serviços desta localidade específica. Esta especialidade é atrelada a sua herança cultural, sendo mais um motivo de procura pela sua proteção patrimonial e histórica. Para isso as políticas públicas, bem como propostas privadas do coletivo, podem desenvolver uma marca regional que corrobore para a proteção, promoção e diferenciação dessas especialidades, bem como dos lugares como um todo. Tendo em vista essas possibilidades, o objetivo desta pesquisa foi analisar a conexão entre indicações geográficas e branding. Nesse sentido, buscou-se especificamente compreender como o branding é implementado pelas regiões detentoras de IG, os responsáveis pelos processos, suas vantagens e eventuais desvantagens. Para o alcance desse fim, realizou-se uma revisão sistemática da literatura. Optou-se pela coleta de dados nas bases cientificas Scopus, Scielo e Web of Science. Foram utilizados os descritores “geographical indication” e “branding” em inglês, conectados pelo operador booleano “AND” para co-ocorrência dos termos. Foi estabelecido o filtro para compilação apenas de artigos científicos publicados em periódicos revisados por pares. A busca nas bases foi realizada em março de 2023 e, após aplicação do filtro, exclusão de trabalhos não relacionados e duplicatas, culminou em um total de 31 artigos analisados. Os resultados apontam ações e impactos do uso do branding por regiões detentoras de produtos ou serviços com o “selo” de Indicação Geográfica em diversas partes do mundo.

Palavras-chave
Palavras-chave
  • Indicação geográfica
  • Branding
  • Revisão Sistemática