AutorEduardo Morettin
Sua instituiçãoUniversidade de São Paulo USP
Co-autorAna Laura Lusnich
Instituição co-autorUniversidade de Buenos Aires
Área Temática16. História
TítuloHistória(s) do cinema: formas de produção de memória e dimensões históricas
Resumo

O objetivo principal do GT é abrigar comunicações que reflitam sobre as diversas possibilidades de construir a história do cinema, pensando a inclusão de novos temas, períodos, sujeitos e abordagens. Nesta perspectiva, interessa examinar também estudos de caráter comparativo sobre diferentes contextos e intertextual, relacionando o cinema a outras formas de produção artística e cultural. Outro elemento importante diz respeito aos vários desdobramentos relacionados ao cinema como vetor de memória, que comporta o debate sobre o seu papel em suas diversas dimensões, circuitos e suportes. Constituem outra frente os processos pelos quais o cinema se insere na produção de uma memória, motivos de inúmeras disputas que se desenvolvem até a atualidade. No que diz respeito a este aspecto, a questão da memória, ela pode ser compreendida em várias dimensões: como pauta para as identidades sociais e políticas; como forma de lembrar e interpretar, socialmente falando, eventos e personagens; e como política de reparação e justiça em torno das violações de direitos humanos e políticos que marcaram o período. Neste contexto, o papel da memória tem ocupado parte considerável do espaço público graças à proliferação de museus, memoriais, comemorações, filmes, programas televisivos e outras manifestações culturais atuais, em direta consonância com a chamada valorização dos “lugares de memória”, que caracterizou a segunda metade do século XX.

Palavras-chave
  • história do cinema
  • historiografia do cinema
  • intertextualidade