NomeANTONIO HILARIO AGUILERA URQUIZA
TitulaçãoMestre
InstituiçãoUniversidade Federal de Mato Grosso do Sul UFMS
Área Temática01. Antropologia
Grupo TemáticoTerritorialidade, história e mobilidade Guarani nas fronteiras do Prata
TítuloOGUATÁ PORÃ – A boa caminhada dos Guarani nas fronteiras da América do Sul e os conflitos territoriais

O presente texto é resultado de pesquisas realizadas pelos autores e estudos bibliográficos acerca do povo Guarani na região sul do Estado do Mato Grosso do Sul, divisa entre o Brasil e o Paraguai, com ênfase nos aspectos de sua mobilidade na região de fronteira e os conflitos territoriais. A metodologia compreendeu trabalho de campo e exercícios de reflexão sobre os elementos da vida Guarani, o modo de ser e caminhar no território tradicional e da fragmentação desse povo em diferentes territórios nacionais, particularmente a ênfase nos conflitos territoriais e impacto em suas práticas culturais. O objetivo do texto é apresentar como a articulação das práticas que constituíram os limites fronteiriços no estado de Mato Grosso do Sul impactaram os territórios tradicionais, em especial a prática ancestral do Oguatá Porã (boa caminhada) e negaram a luta dos Guarani pelo direito do bem viver em suas terras, dos dois lados da fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Resultados parciais demonstram a centralidade da tradição e cultura guarani nesta região da América do Sul e, historicamente como essas populações sofreram os impactos da colonização e da instituição das fronteiras nacionais sobrepostas aos seus territórios, negando suas práticas culturais, particularmente a vivência do Oguatá Porã, a boa caminhada.

• Povos indígenas
  • Guarani