Dados do autor | |
---|---|
Nome | Elson Andre de Lima |
E-mail do autor | Email hidden; Javascript is required. |
Sua instituição | Universidade Federal da Integração Latino-Americana UNILA |
Sua titulação | Graduado |
País de origem do autor | Brasil |
Dados co-autor(es) [Máximo de 2 co-autores] | |
Proposta de Paper | |
Área Temática | 01. Antropologia |
Grupo Temático | Mundo Guaraní. Economía y Profecía. Pasado, presente y futuro |
Título | Mitã kuera Onhevanga Vakapi Apu Are |
Resumo | O presente trabalho apresenta como proposta a discussão interdisciplinar do debate da soberania alimentar e regeneração ambiental do espaço exterior doméstico (EED), paisagismo e condicionantes políticos, econômicos e culturais, que interferem diretamente as noções de espacialidade dos sujeitos e seus territórios. Comparando com a temáticas de Arquitetura, Geografia e da Ecologia Política, apoiando a luta por reconhecimento e direito a terra e do território dos povos e comunidades indígenas que estão sofrendo com o tema da vulnerabilidade socioeconômica dos povos originários na latinoamérica. Como metodologia de pesquisa foi elaborado um documentário intitulado “Crianças Brincam de Bola”, disponível na plataforma do YouTube. Para tanto foi feito uma amostra, comparativa entre distintas comunidades de diferentes regiões no Brasil, o povo Avá-Guarani do Oeste do estado do Paraná e os Mbya-Guarani do Litoral Norte de São Paulo, onde ambos compreendem uma abundante discussão sobre a resiliência em aspectos espaciais que estão na base dos sistemas sociais e do meio-ambiente para estas comunidades, pois é fundamental para assegurar a base dos recursos para a subsistência e regeneração da vida natural. Em suma, o estudo proporciona provas de que a preservação e reparação do território indígena podem contribuir para um fator de desenvolvimento e crescimento econômico local, melhoras ambientais, identidade social reforçada, diminuição da fome e miséria, e conservação de seus recursos bio-socioculturais. |
Palavras-chave | |
Palavras-chave |
|