NomeJoão Silveira
InstituiçãoUniversidade Estadual de Ponta gRossa UEPG
Área Temática14. Estudos Sociais
Grupo TemáticoPOLÍTICAS PÚBLICAS, POBREZA Y DESARROLLO
TítuloGRAU DE SATISFAÇÃO DO USUÁRIO HOSPITALIZADO NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NA CIDADE DE PONTA GROSSA

A avaliação da satisfação do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) é fundamental para garantir a qualidade do atendimento e dos serviços prestados, além de identificar oportunidades de melhorias na assistência à saúde. É importante que a administração do hospital esteja atenta às necessidades e expectativas dos pacientes. Ao conhecer os motivos da insatisfação dos pacientes, a administração pode propor e executar medidas que visem atender às necessidades dos usuários do serviço de saúde. A escuta ativa e a valorização da opinião dos pacientes são elementos essenciais para promover a humanização do cuidado em saúde e para garantir a efetividade dos tratamentos. O objetivo é identificar o grau de satisfação dos usuários do serviço de saúde do HURCG, Clínica Médica/Neurologia/Infectologia/Longa Permanência, com intuito de intervir nos pontos frágeis visando a satisfação dos usuários deste serviço. O método quanti-qualitativo e a abordagem exploratória. A coleta e análise dos dados de satisfação dos pacientes pode ajudar a identificar pontos fracos e fortes do atendimento, além de apontar oportunidades de melhorias, à qualidade do cuidado, bem como melhorias no ambiente hospitalar e na infraestrutura, contribuindo para a satisfação dos usuários do serviço de saúde, sendo um dos principais objetivos do SUS.

• Grau de satisfação
  • Sistema Único de Saúde