NomeGuilherme Viechneiski
InstituiçãoUniversidade Estadual de Ponta Grossa UEPG
Área Temática14. Estudos Sociais
Grupo TemáticoPOLÍTICAS PÚBLICAS, POBREZA Y DESARROLLO
TítuloA importância da SUDENE no Desenvolvimento Regional e na mitigação das desigualdades sociais na região Nordeste

O desenvolvimento econômico do Brasil não se distribui homogeneamente para todas as suas regiões e, com isso, percebe-se a necessidade da criação de políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento regional e que promovam a diminuição das desigualdades. Neste contexto, a SUDENE – Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste, é uma autarquia à qual é designada a competência de administrar políticas públicas que promovam o desenvolvimento sustentável e includente na região. Estudos anteriores mostram que durante os anos de atuação da SUDENE a região nordeste apresentou índices de crescimento econômico relevantes. O objetivo desta pesquisa é verificar a importância da SUDENE no desenvolvimento regional e na mitigação da desigualdade social na região nordeste. A metodologia utilizada é de pesquisa exploratória, revisão de literatura e a identificação de referencial teórico. Por meio da exploração de artigos publicados na área, a pesquisa condensa os resultados acerca da importância da SUDENE no desenvolvimento regional. Esta pesquisa se justifica no âmbito social e acadêmico, compondo a análise exploratória para futuros trabalhos com o mesmo objeto de pesquisa, preenchendo lacunas relacionadas a importância de tal política pública e seus resultados no desenvolvimento social. Em síntese, a bibliografia analisada apresenta que nos anos de atuação da SUDENE a economia nordestina teve uma evolução factual e que o planejamento integrado possibilitou observar importantes avanços socioeconômicos, porém, ainda apresenta índices inferiores aos das demais regiões, principalmente relacionados aos avanços sociais como qualidade de vida da população, acesso a saneamento básico e saúde pública de qualidade. Contudo, é possível verificar na literatura a importância da SUDENE no desenvolvimento da economia, industrialização, infraestrutura, inovação tecnológica, geração de empregos e estímulos para a preservação ambiental.

• Políticas Públicas
  • Desenvolvimento Regional