NomeAmanda Karoline Majinski de Moraes
InstituiçãoUniversidade Federal do Rio Grande do Sul
Área Temática14. Estudos Sociais
Grupo TemáticoPOLÍTICAS PÚBLICAS, POBREZA Y DESARROLLO
TítuloA importância do ensino superior à distância na formação do capital humano: Evidências empíricas para o Brasil

A educação à distância (EaD) é a modalidade de ensino acessível, que se caracteriza pelo protagonismo do estudante dentro do processo de aprendizagem, e propõe a democratização do ensino, juntamente com a diminuição das barreiras sociais e econômicas brasileiras. Frente à competitividade e à escassez de recursos humanos qualificados, a crescente inserção desta modalidade de ensino na esfera educacional e profissional pode ser entendida como uma oportunidade de construção de mecanismos que favorecem a formação de capital humano e a qualificação para o trabalho, especialmente daquelas regiões mais vulneráveis e distantes dos grandes centros urbanos. Desta forma, o objetivo deste estudo é analisar a importância da educação a distância para a formação e qualificação de mão de obra no território brasileiro. Para isso, realizou-se uma revisão bibliográfica de publicações nacionais, elucidando as principais contribuições da EaD para o conhecimento como forma de capital.

• Educação à distância
  • Ensino superior