Dados do autor | |
---|---|
Sua instituição | Instituto Federal do Paraná IFPR |
País de origem do autor | Brasil |
Dados co-autor(es) [Máximo de 2 co-autores] | |
Sua titulação | Doutorando |
Proposta de Paper | |
Área Temática | 11. Estudos de Fronteiras |
Grupo Temático | FRONTERAS DE INTERCULTURALIDAD EN PROCESOS DE MIGRACIÓN Y MOVILIDAD EN LO URBANO DE LA INTEGRACIÓN REGIONAL |
Título | A construção identitária do aluno transfronteiriço no contexto educacional do Instituto Federal do Paraná no campus de fronteira |
Resumo | A realidade vivenciada na tríplice fronteira formada entre o Brasil, Paraguai e Argentina revela situações muito interessantes em relação ao contato que aqui se estabelece entre língua, identidade e cultura. O IFPR - Instituto Federal do Paraná - instituição de ensino localizada em Foz do Iguaçu recebe, além dos brasileiros, alunos paraguaios e tem uma realidade linguística e cultural semelhante a de outras escolas de fronteira: o contato/conflito de diferentes línguas e culturas em sala de aula. O presente trabalho é resultado das discussões feitas na disciplina: Memória, identidade e patrimônio cultural: diálogos e fronteiras e tem como objetivo refletir sobre os processos de construção identitária do aluno transfronteiriço no contexto educacional do IFPR no campus de fronteira. Pretendo verificar como o discurso educacional problematiza esse espaço híbrido e conflituoso, corroborando ou não para a formação de um sujeito disposto a construir -ou reconstruir - sua própria identidade a partir da realidade plural na qual está inserido. Buscarei ainda observar se há, por parte da instituição escolar, a preocupação em formar alunos preparados para converter a fronteira em um espaço democrático de cooperação, na qual os indivíduos que a constituem convivam com a cultura de outro e tenham a condição de perceber na interculturalidade a oportunidade da construção de uma conduta de respeito e tolerância perante a diversidade. A discussão centrar-se-á portanto na verificação em torno da forma como o IFPR tem (ou não) abordado a perspectiva intercultural na sua orientação pedagógica. |
Palavras-chave | |
Palavras-chave |
|