Dados do autor | |
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Sua instituição | Universidade Federal de Santa Maria UFSM |
País de origem do autor | Brasil |
Dados co-autor(es) [Máximo de 2 co-autores] | |
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Nome completo | carlise porto schneider rudnicki |
Sua titulação | Mestrando |
Titulação | Pós-Doutorado |
País de origem do co-autor | Brasil |
Instituição | Universidade Federal de Santa Maria UFSM |
Proposta de Paper | |
Área Temática | 01. Antropología |
Grupo Temático | Trabajo de Archivo y trabajo de campo. Prácticas investigativas y diálogos interdisciplinares. |
Título | PROPOSTA METODOLÓGICA DE INSERÇÃO NO CAMPO: UMA ABORDAGEM ETNOGRÁFICA SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO |
Resumo | Este trabalho tem o objetivo de relatar o processo de entrada no campo e a metodologia aplicada na aproximação entre os professores da Universidade Federal de Santa Maria (RS-BR), vinculados ao projeto Lazos, com as escolas técnicas de Villarrica e Caazapá no Paraguai. Esse trabalho auxilia na compreensão da realidade de consumo de tecnologias de informação e comunicação (TICs) pelos estudantes dessas escolas, buscando entender como se estabelecem as perspectivas destes em relação a suas próprias práticas cotidianas de consumo de TICs baseando-se em Castro (2014) e Barbosa e Campbell (2006). A inserção no campo se dá a partir da participação de dois coordenadores do projeto Lazos na construção e condução de cursos sobre comunicação e desenvolvimento para estes jovens. A base metodológica será traçada através da triangulação de técnicas que serão amparadas por uma perspectiva etnográfica, abordagem embasada por Travancas (2006), Hine (2016) e Campanella e Barros (2016). Nesse sentido, esta pesquisa se refere a inserção do pesquisador no campo, buscando relação direta com os informantes em meio aos seus espaços e atividades cotidianas. A produção e execução de cada técnica se estabelece a partir da necessidade de se reconhecer pontos específicos sobre o consumo desses atores. Assim sendo, optou-se por trabalhar com a observação participante, técnica pela qual o pesquisador nota as reações que os participantes demonstram durante o diálogo de forma espontânea; a coleta de dados a partir de questionários estruturados e a análise desses dados, possibilitando a interpretação de todas as informações obtidas tanto na pesquisa de campo quanto na teórica, conforme embasado por Silva et al (2010). Esta pesquisa, encontra-se em desenvolvimento e tem a previsão de realizar mais encontros presenciais que proporcionarão outros achados de pesquisa e demandarão de novas técnicas de aproximação com estes jovens estudantes, as quais contemplarão esta pesquisa de inspiração etnográfica. |
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