Dados do autor | |
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Sua instituição | Universidade Estácio de Sá UNESA |
País de origem do autor | Brasil |
Dados co-autor(es) [Máximo de 2 co-autores] | |
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Nome completo | Jorge Teles |
Sua titulação | Doutor |
Titulação | Doutor |
País de origem do co-autor | Brasil |
Instituição | Prefeitura Municipal de Niterói PMN |
Proposta de Paper | |
Área Temática | 08. Educação |
Grupo Temático | Políticas de Educação para Jovens e Adultos em tempos de pós-pandemia e de retrocessos políticos na latino-américa / Políticas educativas para jóvenes y adultos en tiempos de reveses post pandemia y políticos en América Latina |
Título | A Educação de Jovens e Adultos e o desafio da inclusão digital |
Resumo | A pandemia trouxe novos desafios para a participação social e acelerou a vida virtual, aprofundando distâncias sociais e apontando para uma questão ontológica, pois nos fazemos humanos na relação com o outro (ARENDT, 2014). Se por um lado, as novas tecnologias facilitam a vida, por outro, ampliam os desafios da EJA, pois o “ser” na sociedade atual envolve não só habilidades de leitura e escrita, mas também inserção no mundo digital, ou seja, o “existir” socialmente é perpassado pelas ferramentas digitais. Pessoas não escolarizadas no tempo socialmente estabelecido convivem com estigmas psicológicos e materiais, dado que existir sem letramento em uma sociedade grafocêntrica é sinônimo de subsistir. |
Palavras-chave | |
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