Dados do autor | |
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Sua instituição | Universidade Estadual de Ponta Grossa/Instituto Federal do Paraná UEPG/IFPR |
País de origem do autor | Brasil |
Dados co-autor(es) [Máximo de 2 co-autores] | |
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Nome completo | Alfredo Cesar Antunes |
Sua titulação | Doutorando |
Titulação | Pós-Doutorado |
País de origem do co-autor | Brasil |
Instituição | Universidade Estadual de Ponta Grossa UEPG |
Nome completo | Constantino Ribeiro de Oliveira Junior |
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Titulação | Doutor |
Instituição | Universidade Estadual de Ponta Grossa UEPG |
País de origem do co-autor | Brasil |
Proposta de Paper | |
Área Temática | 01. Antropologia |
Grupo Temático | La Antropología Audiovisual como campo de estudio: reflexiones en torno al uso de las imágenes y los sonidos en la investigación antropológica |
Título | A DIALÉTICA DO CAIPIRA EM IMAGENS E REPRESENTAÇÕES: DO SÉCULO XIX AOS DIAS ATUAIS |
Resumo | Os caipiras têm sido, ao longo do tempo, objetos/sujeitos de investigação, tanto de viajantes, turistas curiosos, bem como artistas, jornalistas e pesquisadores. Suas representações são variadas. Talvez as mais marcantes sejam o Jeca Tatu de Monteiro Lobato e os Jecas (rurais e suburbanos) de Mazzaropi. Esse texto é parte de uma pesquisa maior, da vindoura tese em Ciências Sociais, intitulada "A astúcia nos filmes de Mazzaropi: memórias e representações sociais do cotidiano rural/suburbano". O artigo, aqui tratado, tem por objetivo refletir sobre a construção dialética do caipira e suas sinonímias, pelo método regressivo-progressivo, usando imagens e representações discursivas historicamente cruzadas, pelo conceito de intericonicidade, ou seja como as imagens e representações dialogam entre si. Para isso traçamos uma linha temporal, não obrigatoriamente linear, partindo dos relatos de viajantes do século XIX, passando por definições de dicionários, pelas artes plásticas, pela produção musical, pela literatura e cinema, até culminar com representações contemporâneas, e, para finalizar, montamos uma prancha Warburguiana para demonstrar o diálogo imagético descrito. Sendo assim, pergunta-se: se a intericonicidade ouve os ecos que ressoam na imagem, as imagens dos personagens caipiras ainda se manifestam no cotidiano? Até quando? |
Palavras-chave | |
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