Dados do autor | |
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Sua instituição | Universidade Federal Fluminense UFF |
País de origem do autor | Brasil |
Dados co-autor(es) [Máximo de 2 co-autores] | |
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Nome completo | Hemerson Luiz Pase |
Sua titulação | Doutor |
Titulação | Doutor |
País de origem do co-autor | Brasil |
Instituição | Universidade Federal do Rio Grande FURG |
Nome completo | Celso Sánchez Pereira |
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Titulação | Doutor |
Instituição | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO |
País de origem do co-autor | Brasil |
Proposta de Paper | |
Área Temática | 04. Ciências e Meio Ambiente |
Grupo Temático | La cuestión ambiental latinoamericana: problemas, perspectivas y desafíos en el siglo XXI |
Título | Desastre como crime ambiental e estratégias de neutralização no Brasil |
Resumo | A proposta que ora se apresenta é fruto da interlocução dos autores e dos estudos desenvolvidos em diferentes universidades e regiões do Brasil e volta-se para a análise sobre a apropriação da noção do risco ambiental no país. Tendo como objeto de estudo os desastres que emergiram no ano de 2019, com o rompimento da barragem em Brumadinho (2019), no estado de Minas Gerais – Brasil, envolvendo a empresa Vale e com derramamento de óleo na costa brasileira, realizaremos uma analise comparativa dos discursos, em especial dos representantes governamentais, sobre tais processos visando apresentar as estratégias pedagógicas utilizadas pela necropolítica para a neutralização e normalização de crimes ambientais. Parte-se do entendimento de que as palavras e, de forma mais sistemática, os discursos adotados materializam ideias, valores e concepções de mundo e são utilizados como forma de disputa pelo predomínio de uma determinada interpretação ou verdade sobre os fatos, o que se evidencia na medida em que esses se alteram mais em função dos sujeitos envolvidos e dos interesses em jogo e menos pelas consequências dos seus impactos para a população atingida. A metodologia adotada pauta-se na pesquisa hemerográfica, nos jornais de grande circulação do país, para análise do conteúdo relacionado ao tema. |
Palavras-chave | |
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