Dados do autor
Sua instituiçãoCENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA CEETEPS
País de origem do autorBrasil
Dados co-autor(es) [Máximo de 2 co-autores]
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Nome completoTANIA BARBOSA MARTINS
Sua titulaçãoPós-Doutorado
TitulaçãoDoutor
País de origem do co-autorBrasil
InstituiçãoUNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA UNIMEP
Nome completoEMERSON FREIRE
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TitulaçãoPós-Doutorado
InstituiçãoCENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA CEETEPS
País de origem do co-autorBrasil
Proposta de Paper
Área Temática08. Educação
Grupo TemáticoEDUCACIÓN, FRONTERAS Y GLOBALIZACIÓN
TítuloINTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E O MUNDO DO TRABALHO: DESAFIOS PARA AS INSTITUIÇÕES DE FORMAÇÃO TÉCNICA E TECNOLÓGICA
Resumo

O presente estudo tem o objetivo de analisar como tem se configurado as políticas de educação profissional e tecnológica (EPT) considerando as concepções e práticas das instituições públicas educacionais brasileiras no contexto da internacionalização, compreendendo as implicações no ensino, na pesquisa e na extensão promovidos por elas com vistas à profissionalização. Numa perspectiva geral o plano de trabalho incluiu sistematização da literatura sobre educação e trabalho e internacionalização da educação, análise de documentos de instituições previamente selecionadas, além de utilização de entrevistas com os envolvidos nas ações e políticas de internacionalização dessas instituições.
O referencial teórico-metodológico foi construído a partir dos estudos sobre a centralidade do trabalho nas ideias e práticas educativas; dos estudos sobre a história da EPT enquanto espaço de conflitos e contradições em torno das diferentes concepções de educação e de trabalho; dos estudos sobre a fundamentação legal subjacente aos cenários da EPT que têm legitimado diferentes políticas de governo, entre as quais, as que enfatizam a necessidade da internacionalização da educação, sem desconsiderar os estudos sobre os conceitos de tecnologia e as noções atribuídas nas reflexões sobre a formação profissional, tecnocultura e o atual desenvolvimento tecnocientífico em contextos regionais e globais.
Diante das discussões referentes às políticas de EPT e das diretrizes e projetos de internacionalização da educação superior, técnica e tecnológica, propõe-se como objeto de estudo as políticas de formação técnica e tecnológica no contexto da internacionalização da educação nas redes Estadual e Federal de EPT no Brasil. O recorte temporal do estudo considera sobretudo o período de expansão dessas redes a partir dos anos 2000, sem desconsiderar que essas instituições criaram estratégias de internacionalização anteriores a esse período ainda que de maneira não sistemática.

Palavras-chave
Palavras-chave
  • Internacionalização da educação
  • Educação e trabalho
  • Política educacional
  • Educação e globalização
  • Educação profissional e tecnológica