Dados do autor
Sua instituiçãoUniversidade da Beira Interior UBI
País de origem do autorPortugal
Dados co-autor(es) [Máximo de 2 co-autores]
Sua titulaçãoMestrando
Proposta de Paper
Área Temática05. Comunicação e Novas Tecnologias
Grupo TemáticoAlgoritmos, Big Data e Inteligência Artificial no Jornalismo
TítuloAs métricas de audiência nas redações: Os casos do “Jornal de Notícias”, “Observador” e “Público”
Resumo

O objeto de estudo deste paper é o jornalismo online, em particular a influência que a potencialização da capacidade de medir dados sobre a audiência tem tido nas redações portuguesas. Através de diversos instrumentos de software qualquer notícia pode ser, hoje, alvo de escrutínio em tempo real. Tais ferramentas permitem aos meios de comunicação monitorizar a audiência, fornecendo um conjunto de informações, entre elas: a origem de tráfego, o tempo de permanência por página e as páginas mais visitadas.
A reflexão sobre a utilização das métricas de audiência inclui uma revisão bibliográfica sobre o processo de decisão editorial, o processo de gatekeeping e as rotinas jornalísticas antes e depois da Internet. O estudo empírico baseia-se em entrevistas a responsáveis pelas redações de três jornais portugueses: o "Jornal de Notícias", o "Observador" e o "Público".
Assiste-se a uma nova cultura jornalística, na qual as métricas de audiência são a base de um modelo de negócio diferente. À exigência pelo imediatismo, acrescenta-se agora a exigência para que a notícia tenha sucesso online. Esse sucesso é medido pelo número de visualizações e de novos assinantes para o jornal.

Palavras-chave
Palavras-chave
  • Audiência
  • clique
  • jornalismo online
  • métricas
  • processo editorial