Nomesuzete orzechowski
Sua instituiçãoUniversidade Estadual do Centro oeste UNICENTRO
Sua titulaçãoDoutor
Área Temática08. Educação
Grupo TemáticoPEDAGOGIA SOCIAL. Educando para la dignidad y la ciudadania sostenible.
Títuloa pedagogia e a pedagogia social para uma educação social

A pedagogia é o campo do conhecimento que tem por objeto a educação, este se concretiza historicamente em espaços, contextos, níveis e modalidades distintas. Daí que a Pedagogia não é domínio exclusivo do contexto escolar, mas é uma área que estuda a educação em suas diversas facetas e manifestações humanas de construção socioeducativa e sociocultural. Assim é a Pedagogia Social por natureza da educação que se constrói em sociedade, porque o homem é social. No Brasil a concepção da Pedagogia que é social tem suas bases na educação popular, libertadora de Paulo Freire e muitos são os eventos que traduzem a relevância de temáticas instigantes nas práticas da educação social e da educação escolar e demais contextos não escolares. Os fundamentos da Pedagogia Social advindos da Itália, Alemanha e Espanha vão sendo refletidos no contexto brasileiro promovendo científicamente os debates que se articulam com a animação sociocultural fortemente difundida em Portugal e Espanha. Assim se busca contemplar um projeto político educacional mais amplo de luta contra a opressão e a dominação. Nesta ótica a Pedagogia imprime-se dentro de uma qualidade social que analisa e interpreta contextos ainda pouco explorados mas que demandam reflexões sobre os sujeitos sociais/reais onde se objetiva e se constrói uma sociedade que garanta a democracia, a participação, a equidade e a emancipação da ampla maioria excluída.

• pedagogia+ pedagogia social+ educação social+ ser social