Dados do autor | |
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Nome | leticia laleska gabriel |
E-mail do autor | Email escondido; Javascript é necessário. |
Sua instituição | universidade federal do rio grande do sul ufrgs |
Sua titulação | Mestrando |
País de origem do autor | Brasil |
Dados co-autor(es) [Máximo de 2 co-autores] | |
Email escondido; Javascript é necessário. | |
Nome completo | Eliana Piaia |
Titulação | Mestrando |
País de origem do co-autor | Brasil |
Instituição | universidade tecnologica federal do parana utfpr |
Proposta de Paper | |
Área Temática | 08. Educação |
Grupo Temático | PEDAGOGIA SOCIAL. Educando para la dignidad y la ciudadania sostenible. |
Título | O Serviço de Proteção ao Índio (SPI) 1910-1941 Historia e memoria: mulheres indígenas kaingang e seu saber fazer pelo artesanato – a interrelação entre cultura, natureza e conhecimento |
Resumo | Este resumo apresenta uma previa do artigo das autoras o qual trás o processo histórico vivenciado pelo coletivo kaingang da Terra Indígena de Mangueirinha/ PR, no período do SPI entre 1910 e 1941 no que tange as normas internas impostas pelos agentes que ali estavam, buscando identificar quais as consequências sofridas na cultura e na educação institucionalizada. Aborda também a voz e demandas das mulheres Kaingang desta terra indígena, as quais denunciam o desmatamento e a dificuldade de extraírem da mata as matérias-primas para o artesanato, seus alimentos e “remédios”, relatam a diminuição de artesãos indígenas e solicitam o acesso à espaços para a venda de seus artesanatos em municípios da região. Esta discussão perpassa pela compreensão das violências históricas que sofreram os povos indígenas, sendo um destes processos a ausência de suas vozes na construção do conhecimento e de leituras que apresentem as perspectivas indígenas com a compreensão do papel do artesanato Kaingang enquanto cosmologia, resistência e como possibilidade de conhecimento e de diálogo múltiplos. São processos educacionais e culturais vivenciados por este coletivo kaingang na busca de seus direitos e reconhecimento de suas especificidades. |
Palavras-chave | |
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