NomeRosa Elena Bueno
TitulaçãoGraduado
InstituiçãoUniversidade Estadual de Ponta Grossa UEPG
Área Temática08. Educação
Grupo TemáticoPEDAGOGIA SOCIAL. Educando para la dignidad y la ciudadania sostenible.
TítuloOs reflexos da Pedagogia Social na Educação em espaços privativos de liberdade

O presente trabalho traz um recorte de uma pesquisa maior realizada durante o doutorado em Educação, pela Universidade Federal do Paraná. A tese intitulada "ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E SOCIOEDUCAÇÃO: PERCEPÇÕES DE PROFISSIONAIS DA REDE DE PROTEÇÃO NA PERSPECTIVA DOS DIREITOS HUMANOS". Originou-se a partir de uma pesquisa com abordagem qualitativa, que consistiu em entrevistar profissionais que atuam no contexto imediato com adolescentes autores e/ou coautores de ato infracional, em cumprimento de medida socioeducativa, com privação de liberdade. Os participantes ocupavam cargos de assistente social, psicólogos, agentes socioeducadores, professores, diretor de unidade socioeducativa, com atuação em Centro de Socioeducação/CENSE, Centro de apoio especializado/ CREAS, Centros de Referência em Assistência Social/CRAS, Programa de Execução de Medidas Socioeducativas/PEMSE. Todos os participantes responderam a um questionário semiestruturado, com questões abertas e fechadas. Para as reflexões sugeridas aqui, serão elencadas as falas de alguns participantes, referentes aos métodos de ensino e intervenção utilizados durante as atividades com os adolescentes internos no sistema. A fundamentação teórica será orientada pela proposta realizada pelo professor Mario Vichè Gonzaléz, de articular animação sociocultural, ciberanimação nos diversos espaços multimidiativos como possibilidade de incentivar o pensamento crítico e dialógico no campo da educação e da socioeducação. A necessidade de articulação dos saberes historicamente elaborados com o sensível e o lúdico é recorrente na fala dos entrevistados que atuam na interação imediata de adolescentes em cumprimento de medida atribuída por juiz(a) da vara da infância e da juventude. Como resultados, espera-se contribuir com sugestões de metodologias ativas, que possam orientar a prática formativa nos mais variados espaços de interação humana que primam por subsidiar o desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens.

• Educação.
  • Socioeducação.