NomeHugo Quinta
Sua instituiçãoUniversidade Estadual Paulista UNESP
Sua titulaçãoDoutorando
Área Temática09. Estudos Culturais
Grupo Temático"Memorias y (auto) biografias: teorias y prácticas" / “Memórias e (Auto) Biografias: teorias e práticas”
TítuloA trajetória de José Petronilo de Santa Cruz na Livraria Duas Cidades: apontamentos teórico-metodológicos para uma análise biográfica de livreiros-editores

A proposta desta comunicação arvora-se na figura de José Petronilo de Santa Cruz, o livreiro-editor da Livraria Duas Cidades, empreendimento que ele concebeu, fundou e dirigiu durante 43 anos, entre 1954 e 1997. Esta era uma pequena casa cultural que fez parte da cadeira de produção, circulação e venda de livros no Brasil, um local que foi ponto de encontro de poetas, professores e estudantes universitários, um estabelecimento que ajudou a conformar um campo cultural e intelectual, que importou obras estrangeiras e publicou títulos em diversas áreas temáticas. Partimos do trabalho levado a cabo por Santa Cruz com o objetivo de esquadrinhamos alguns apontamentos teórico-metodológicos para uma análise biográfica de livreiros-editores. Enquanto Dosse (2015) e Loriga (2011) nos ensinam a estudar o indivíduo biografado a partir de circunstâncias históricas específicas, investigando-o a partir das teias de relações sociais em que estavam inseridos, Gomes e Hansen (2016) chamam a atenção para profissionais do campo cultural que são intelectuais mediadores, e Mollier (2005) caracterizara livreiros-editores como homens duplos, negociantes e intelectuais capazes de selecionar e divulgar obras que disseminam o conhecimento. Esses e outros autores estarão presentes em nossa exposição, a qual pretende apresentar as realizações de Santa Cruz a frente da Livraria Duas Cidades, e a partir desse personagem discutir aspectos teórico-metodológicos para estudos que envolvem a figura de livreiros-editores.

• José Petronilo de Santa Cruz
  • Livraria Duas Cidades