NomeMarcia Costa
TitulaçãoPós-Doutorado
InstituiçãoUniversidade Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO
Área Temática09. Estudos Culturais
Grupo Temático"Memorias y (auto) biografias: teorias y prácticas" / “Memórias e (Auto) Biografias: teorias e práticas”
TítuloDIÁLOGOS CULTURAIS ATRAVÉS DAS ARTES DE ADRIANA VARJEÃO

A pesquisa analisa os símbolos como forma de expressão, não só artística, mas de maneira sociocultural, quebrando paradigmas quando se refere a representação da figura feminina por meio da obra Sereias Bêbadas, na série Pratos, de Adriana Varejão. Para tanto, toma como suporte teórico os Estudos Culturais com Stuart Hall (2003) e Escosteguy (2010), Peirce para a leitura semiótica e as referências sobre as obras de Schwarcz e Varejão (2014), entre outros, fazendo uso de pesquisa bibliográfica, pautada no método hermenêutico com o intuito de verificar como os símbolos presentes nos pratos transmitem mensagens que tratam de memória, história e cultura.

Palavras-Chave: Estudos Culturais. Símbolos. Adriana Varejão.

• Estudos Culturais
  • Símbolos