NomeMiguel Deitos
TitulaçãoMestrando
InstituiçãoUniversidade Federal da Integração Latino-Americana UNILA
Área Temática17. Linguística e Literatura
Grupo TemáticoRepresentaciones de la Globalización en las literaturas latinoamericanas
TítuloItaipu e os filhos esquecidos da globalização: notas a respeito de um documentário de Mauri König

Este trabalho se concentra na relação entre documento/arquivo e obra audiovisual, examinando como essa relação pode contribuir para esclarecer as violações dos direitos humanos durante a ditadura militar no Brasil. Especificamente, o estudo analisa o documentário "Prostituição controlada pela ditadura deixou legião de filhos sem pai" e como ele utiliza materiais de arquivo e testemunhos orais para evidenciar uma história paralela que foi deixada de fora da história oficial.
A análise se concentra na lacuna de informações deixada pelos arquivos da ditadura e destaca o papel da usina hidrelétrica de Itaipu na exploração sexual de mulheres na região de Foz do Iguaçu. Além disso, discute-se a regulamentação da prostituição no Brasil e a responsabilidade de Itaipu em relação a essa memória. O trabalho argumenta que a investigação dessa memória pode ajudar a esclarecer as violações dos direitos humanos cometidas durante a ditadura, ao mesmo tempo em que fortalece os debates culturais em torno da saúde reprodutiva e da proteção da infância.

• Direitos humanos
  • Memória