NomeTaylor Collyer
TitulaçãoMestre
InstituiçãoUNAMA-Universidade da Amazônia
Área Temática02. Arqueologia
Grupo TemáticoArqueología, Arte Rupestre y Geoglifos del Perú Meridional: Perspectivas Comparativas con otras Regiones del Área Andina del Sureste.
TítuloOS PETROGLIFOS ASTRONÔMICOS DOS POVOS PRIMITIVOS QUE HABITARAM O NORDESTE DA AMAZÔNIA BRASILEIRA. CONTEXTO GEOLÓGICO-ARQUEOLÓGICO

A descoberta de centenas de sítios arqueológicos no extremo nordeste da Amazônia-Pará, mostrou a presença de inúmeros petroglifos de caráter astronômico, cujos estudos sugerem uma origem que remonta o Pleistoceno Tardio ao Holoceno. Evidenciam um notável conhecimento dos parâmetros petrológicos das rochas sedimentares, ígneas e metamórficas dessa região, além dos aspectos astronômicos desta porção do Hemisfério Sul. Os petroglifos foram elaborados com apoio de covinhas isoladas ou em forma de figuras zoomorfas, antropomorfas, sistemas de localização, cometa e constelações estelares, impressos ou escavados nas rochas em processos de picoteamento, abrasão e polimento. O estágio de intemperismo e erosão fluvial desses petroglifos sugere sua contemporaneidade com a exposição pleistocênica a holocênica das rochas regionais. Outrossim, as onze formas das covinhas, circulares a elipsoides, com ou sem orifícios centralizados ou protuberâncias perfuradas, “riscos em navetes” formando raios solísticos, foram fundamentais na criação desses petroglifos. Destacam-se nas constelações, a precisão dos ângulos em relação à direção equatorial e a aparente sequência de ordenamento de exposição, destacando-se as constelações do Pavão, Plêiades, Escorpião, Órion e Serpente, além de alguns astros e cometas, todos escavados em até 15 cm nas rochas regionais. O nascer do Sol à Leste é expresso pelos “raios de sol” que contornam as constelações, eventualmente acompanhadas por linhas sinoidais solísticas. Também são comuns segmentos de retas formando ângulos de 40° com a direção equatorial e direcionadas à foz do rio Piriá (Pa). O caráter astronômico e petrológico dos petroglifos sugerem um conhecimento específico, herdado por esses Humanos, além de uma provável relação entre os grupos da planície com os andinos. Não se descartam também, um aperfeiçoamento local e terem sido produzidos em rituais cabalísticos dos Xamãs, por efeito de tradicionais alucinógenos como o ayhuasca e o paricá.

• Arqueologia; Petroglifos Astronômicos; Iconografia.