NomeSimone Dourado
TitulaçãoPós-Doutorado
InstituiçãoUniversidade Estadual de Maringá UEM
Área Temática14. Estudos Sociais
Grupo TemáticoLos derechos y las políticas públicas para la infancia y la juventud
TítuloJUVENTUDE, POLITICAS PÚBLICAS E CONTESTAÇÃO NO BRASIL

O presente trabalho tem por objetivo discutir a relação da juventude brasileira com o tema das políticas públicas e as modalidades de contestação experimentadas pelos jovens brasileiros em período recente. A pesquisa que dá suporte a essa análise conta com levantamento da diversidade socioeconômica e demográfica da juventude brasileira e uma reflexão sobre as muitas maneiras de ser jovem no Brasil contemporâneo. Elencamos as formas de mobilização da juventude brasileira no século XXI, que ocorrem por meio de processos da democracia participativa. Por fim, abordamos como se estrutura o subsistema da política pública destinada aos jovens em nosso país. Os resultados apresentados indicam que a juventude brasileira é heterogênea, que foi tardiamente reconhecida como sujeito de direito pelo estado brasileiro e que suas formas de participação política ocorrem pela contestação de rua, sem fortes vínculos com as instituições tradicionais, partidos políticos, movimento estudantil ou movimentos sociais. A metodologia adotada incluiu levantamento bibliográfico sobre a forma como se conceitua juventude no Brasil, a arquitetura das políticas públicas voltadas a esse grupo e o quadro da participação dos jovens em espaços como a conferência nacional da juventude. Destaque-se que o reconhecimento dos jovens como sujeitos de direitos, no Brasil, é tardio e tem como marco a promulgação do Estatuto da Juventude em 2013. Nosso objetivo foi evidenciar a diversidade de formas de ser jovem no Brasil contemporâneo e registrar as modalidades de mobilização da juventude brasileira no século XXI, bem como as múltiplas demandas impactam nas articulações institucionalizadas no subsistema de Política para a Juventude, incluindo a análise do papel das Conferências Nacionais e do Conselho Nacional da Juventude.

• Juventude+Políticas Públicas+Participação