AutorLuana Carla Martins Campos Akinruli
Sua instituiçãoUniversidade Federal de Minas Gerais / Instituto de Inovação Social e Diversidade Cultural UFMG / INSOD
Co-autorMaría Florencia Becerra
Instituição co-autorConsejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas
Área Temática02. Arqueologia
TítuloArqueologia e História da Mineração nos contextos pré e pós-contato: contributos interdisciplinares

A atividade mineradora definiu relações sociais entre variados agentes promovendo peculiares configurações sociais ao longo da história. Tradicionalmente, os estudos especializados apontam para o fato de que a orientação mercantilista foi determinante para a mineração ter sido uma das principais atividades econômicas da realidade colonial e que teve o trabalho forçado como mão-de-obra fundamental. No entanto, é relevante ressaltar a presença da mineração também no contexto pré-contato entre os povos das Américas. Esse Grupo Temático (GT) tem o propósito de promover tanto o debate em torno do contexto de mineração no âmbito colonial e metropolitano, quanto também de suscitar reflexões sobre a mineração em contexto anterior à colonização e que era desenvolvida pelas populações nativas nas Américas. São também bem-vindas discussões relacionadas às críticas pós-coloniais relacionadas ao tema principal do nosso GT.
Para tanto, convidamos a todos os interessados a apresentarem suas propostas e contribuírem para a reflexão a respeito das especificidades da mineração, propondo discussões relacionadas às aproximações e distanciamentos dos contextos e modos de exploração mineral; a história da mineração no Velho e no Novo Mundo; as mudanças e permanências das artes e dos ofícios da mineração ao longo do tempo; abordagens sobre as técnicas e tecnologias; as tensões entre os agentes e agências envolvidos; os impactos ao meio-ambiente; as interlocuções entre objetos e (i)materialidades; o cotidiano e as relações de poder, além da identificação da diversidade de sítios e vestígios, materialidades e imaterialidades que evidenciam essa atividade sistêmica da sociedade para além das fronteiras atlânticas. Com o intuito de reforçar a rede de pesquisadores na temática, que foi iniciada no ICA 2018 (Salamanca/Espanha), esse GT aceitará propostas interessadas no debate de caráter interdisciplinar a fim de ampliar a rede de pesquisadores dedicados à temática.

• Arqueologia
  • História