NomeRobson Silva
Sua instituiçãoUniversidade de São Paulo USP
Sua titulaçãoMestrando
Área Temática15. Filosofia e Pensamento
Grupo TemáticoTowards a Southern Afro-Brazilian and Afro-Latin American Epistemology: a necessary debate on Critical Theory
TítuloFestival de Mancala Awelé na Rede Municipal de Ensino de São Paulo: uma análise fenomenológica e afrocentrada.

Este artigo tem como objetivo fazer uma análise do IV Festival de Mancala Awelé da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. O mancala Awelé foi inserido nas formações e prática pedagógica em 2016 e neste mesmo ano teve início o I Festival de Mancala-Awelé da Rede. A proposta era que fossem inseridos outros jogos de tabuleiro para prática pedagógica, a fim de obter maior diversidade e reconhecimento de outras culturas, além da eurocêntrica, no programa de jogos de tabuleiro. O jogo de Awelé é um jogo de origem africana e carrega com ele aspectos filosóficos africanos e valores civilizatórios afro-brasileiros e sua a sua aprendizagem no ambiente educacional só faz sentido caso sejam valorizados estes aspectos. No IV Festival ocorreram apresentações culturais que trouxeram a arte africana e afro-brasileira por meio da música, dança, vestimenta, decoração, etc, porém a forma com que o Festival foi organizado em sua estrutura e dinâmica, nesta edição e nas anteriores, não permitiu com que os estudantes vivenciassem livremente aquelas manifestações culturais. Apenas em um espaço fora da área oficial do jogo foi possível observar os corpos dos estudantes livres para praticarem e vivenciarem o jogo de forma com que sentissem e internalizassem a cultura a qual ele é originário. A partir de uma análise fenomenológica e afrocentrada, foi analisado que o modelo de Festival de Mancala Awelé organizado pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo necessita de uma reformulação, caso pretenda descolonizar os saberes e práticas educacionais da Rede.

• Mancala Awelé
  • decolonialidade
  • afrocentricidade
Correções sugeridas

Este artigo tem como objetivo fazer uma análise do IV Festival de Mancala Awelé da Rede Municipal de Ensino de São Paulo.( Quando em que governo e contexto??)
Como se trata de um congresso internacional falar sobre o contexto político em que estas ações decoloniais surgiram na Secretaria Municipal de Educação, referindo-se por exemplo às inciativas da esquerda no governo municipal de 2016 que possibilitaram uma formação afrocentrada dos professores. Depois de contextualizar seu surgimento, ainda que brevemente, vc pode comentar sobre essa última experiência objeto de sua análise, tb contextualizando politicamente este festival.

Resumo: Precisa contextualizar melhor pq não deu certo a programação oficial e melhorar a redação