NomeLillian Salatini Mauricio Rodrigues
Sua instituiçãoUniversidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Unesp
Sua titulaçãoMestre
Área Temática15. Filosofia e Pensamento
Grupo TemáticoTowards a Southern Afro-Brazilian and Afro-Latin American Epistemology: a necessary debate on Critical Theory
TítuloA utilização de jogos em sala de aula para tratar das relações de gênero e a história das mulheres em uma perspectiva interseccional.

A dissertação "O Livro de Aço: Um jogo de cartas representativo sobre as Heroínas do Brasil para versar sobre as relações de gênero e a História das mulheres" apresenta o jogo "Heroínas de Aço" como uma estratégia lúdica e pedagógica para resgatar a representatividade feminina na história do Brasil. O jogo é composto por 24 cartas retratando heroínas do país, elegíveis por projeto de Lei Federal, com suas histórias e características únicas. Sua jogabilidade é simples e intuitiva, para 2-4 jogadores, com o objetivo de ser o último com uma carta em mãos, usando habilidades especiais para vencer. O jogo promove a aprendizagem significativa na Educação Básica, estimulando o raciocínio lógico e o pensamento crítico. Pode ser usado em sala de aula ou em casa, para discutir o papel da mulher na sociedade, preconceitos e opressões. A pesquisa mostrou que o jogo "Heroínas de Aço" é um recurso didático-pedagógico que apoia os professores na inclusão de temas de gênero e história das mulheres. Além disso, destaca a importância de resgatar a perspectiva histórica das mulheres nos eventos históricos e na análise dos diferentes aspectos ideológicos presentes nas escolas. Em um contexto político conservador e polarizado, essa abordagem se torna relevante. A pesquisa justifica a necessidade de abordar temas como gênero e história das mulheres nas escolas, frequentemente ocultados no ensino da História do Brasil. O jogo foi avaliado positivamente por estudantes e professores, contribuindo para a discussão crítica desses temas.

• Gênero
  • História das mulheres
  • Jogos na educação
Correções sugeridas

Título: A utilização de jogos em sala de aula para tratar das relações de gênero e a história das mulheres em uma perspectiva interseccional.
Resumo: O presente trabalho refere-se a... estrutura de poder...
Favor rever o resumo de maneira a sintetizar melhor as ideias que pretende tratar. Evitar longas frases