NomeIngrid Silva
Sua instituiçãoUniversidade de São Paulo USP
Sua titulaçãoMestrando
Área Temática15. Filosofia e Pensamento
Grupo TemáticoTowards a Southern Afro-Brazilian and Afro-Latin American Epistemology: a necessary debate on Critical Theory
TítuloPretoguês: Aspectos linguístico-culturais africanos no Brasil

Objetiva-se, neste trabalho, pensar em estratégias pedagógicas voltadas para o reconhecimento das lexias africanas no contexto brasileiro, de modo a explorar o legado linguístico-cultural africano para a formação da identidade nacional brasileira. É imprescindível a promoção de ações pedagógicas (hooks, 2017) que valorizem as heranças africanas a fim de preservar a memória dos povos africanos, transplantados para o Brasil por meio do tráfico transatlântico, restituindo os aportes identitários desses povos, apresentando-os como cultura de resistência que estão presentes em todo o país. Para isto, lançamos mão de novas metodologias de ensino como a Pretagogia, viabilizando práticas pedagógicas, ancoradas no conceito de pretoguês (GONZALEZ, 1988b). Assim, faremos uso de recursos lúdicos, bem como canções e danças afro-brasileiras com o intuito de significar o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes e levá-los a reconhecer e valorizar os aspectos linguístico-culturais de matriz africana, de forma a contribuir para o processo de afirmação da identidade negra, fazendo cumprir a Lei 11.645/08 (GOMES, 2012). Espera-se que tais práticas afro-referenciadas contribuam para a autoestima dos estudantes negros, viabilizem o respeito dos não-negros para com o outro não-idêntico, promovam a valorização da diversidade étnico-racial na escola e consequentemente a diminuição das desigualdades raciais, bem como do abandono e da evasão escolar.

• pretoguês
  • pretagogia
  • escola
  • educação antirracista
  • aspectos linguístico-culturais africanos
Correções sugeridas

Sugerimos que inclua os autores com os quais pretende trabalhar. Enfim, faltou explicitar a conceituação teórica.
Favor incluir os autores no corpo do texto, salientando a conceituação de cada autor com o qual pretende trabalhar