NomeAnderson Epifania
Sua instituiçãoInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano IFBAIANO
Sua titulaçãoDoutor
Nome completoJéssica Caroline Reis da Epifania
TitulaçãoGraduado
InstituiçãoUniversidade Federal da Bahia UFBA
Área Temática16. Historia
Grupo TemáticoMedios de Comunicación y Historicidades
TítuloRefletindo temporalidades, espacialidades e práticas sociais: perspectivas sobre o lugar a partir da comunidade Morro de São Paulo Dinossáurico.

A reflexão sobre o lugar como categoria analítica está diretamente relacionada a apropriação, a percepção e o uso que se dá no processo de produção do espaço e de reprodução da vida. Desta forma, carrega as espacialidades e temporalidades que ocorrem através das práticas sociais no tempo e no espaço, conceitos chaves e dialógicos para as mais diversas áreas do pensamento, em especial para as humanidades. Tais reflexões podem ser (d)escritas por discursos: ditos, grafados, por intermédio de recursos iconográficos a exemplo das fotografias, pela união de ambas com ascensão dos vídeos que hoje estão cada vez mais presentes nas redes sociais; enfim, na atualidade temos diversas formas de leitura sobre as transformações que ocorrem no lugar. Desta feita, o presente trabalho discute o lugar e suas transformações através da análise dos agentes sociais sobre Morro de São Paulo (Cairu - Bahia, Brasil) na comunidade do facebook Morro de São Paulo Dinossáurico, Transformações que perpassam por temporalidades, espacialidades e práticas sociais de conteúdo rural preponderante a cerca de 30 anos e que com o passar do tempo outras apropriações e usos no lugar culminaram no espaço cosmopolita que hoje é Morro de São Paulo. Na comunidade, através das fotografia, legendas e comentários há diversas inferências sobre as transformações do lugar: do período que os agentes apontam como dinossáurico (mais pé na areia), ao movimento hippie, da criação dos espaço de vilegiatura até a criação do enclave turístico na Ilha de Tinharé; nestes encontramos diálogos sobre sociabilidades, as transformações concernentes aos valores que são modificados com o tempo, as mudanças no que se refere as espacialidades, assim como das práticas sociais durante a temporalidade apresentada. Tal recurso, metodologicamente dialogando como outras referências (entrevistas, arquivos) são fontes de pesquisas qualitativas que enriquecem a análise sobre o lugar, em especial sobre o lugar de fala.

• Temporalidades
  • Espacialidades