NomeFilipe de Oliveira
TitulaçãoDoutorando
InstituiçãoUniversidade de São Paulo USP
Área Temática04. Ciências e Meio Ambiente
Grupo TemáticoDinâmicas de áreas urbanas não metropolitanas: pequenas cidades/localidades, seus papéis e significados contemporâneos
TítuloPequenas cidades: desafios múltiplos no enfrentamento do COVID-19

A pandemia de Covid-19, doença infecciosa causada pelo vírus SARS-CoV-2, percebida pela primeira vez em dezembro de 2019, na China, tem registrado, até o final do mês de setembro de 2020, mais de 31 milhões de casos em todo o mundo, com aproximadamente 970 mil mortes (OPAS-BR, 2020). O impacto dessa doença para o mundo todo está sendo enorme, com perdas de vidas, crise econômica e está sendo particularmente grave para a América Latina, com altas taxas de mortalidade, especificamente no Brasil, que registrou mais de 4 milhões de casos e quase 140 mil mortes. No aspecto econômico, as taxas de decrescimento são enormes para 2020, sendo que o Brasil, em particular, entre abril e junho, teve 9,7% de queda no PIB, comparado aos primeiros três meses do ano (IBGE, 2020). Mas a verdadeira tragédia, no caso brasileiro, é a forma como a crise sanitária tem sido conduzida, não só em face ao número de contágios e mortes, mas pelas incertezas econômicas e sociais que assolam o país.
Ainda que o grau de incerteza possa ser muito grande, é plausível discorrer sobre alguns dos efeitos da pandemia em locais que, historicamente, apresentam dificuldades em impulsar o desenvolvimento local, como é o caso de pequenas cidades da Macrometrópole Paulista – MMP, especificamente os pequenos municípios da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte – RMVPLN, integrantes da MMP.
Para compreender os efeitos da pandemia nesses municípios - aglomerações mais frágeis em termos econômicos-sociais e sanitários, com população de até 25 mil habitantes, e que enfrentam, entre tantas dificuldades um preocupante declínio populacional, o texto se volta à análise dessas pequenas cidades e as consequências do Covid-19, destacando os riscos que se colocam ao aprofundar as assimetrias já existentes entre elas e os grandes municípios da Macrometrópole Paulista.

• Pequenas Cidades
  • COVID-19