NomeAriadne Fernandes
TitulaçãoDoutorando
InstituiçãoUniversidade Estadual Paulista Unesp
Área Temática04. Ciências e Meio Ambiente
Grupo TemáticoDinâmicas de áreas urbanas não metropolitanas: pequenas cidades/localidades, seus papéis e significados contemporâneos
TítuloDiferenciação e desigualdade em pequenas cidades paulistas: uma análise a partir do Índice Paulista de Responsabilidade Social - IPRS

Nosso trabalho tem como objetivo analisar os municípios de pequeno porte I (até 20.000 habitantes) no Estado de São Paulo a partir do Índice Paulista de Responsabilidade Social - IPRS, que visa fornecer à sociedade subsídios para refletir a respeito dos elementos que levam a diferentes desempenhos econômicos e sociais dos municípios paulistas, demonstrando o estágio de desenvolvimento de cada município em três dimensões: renda, escolaridade e longevidade. O IPRS classifica os municípios paulistas em cinco grupos: como Dinâmicos, Desiguais, Equitativos, Em transição e Vulneráveis.
Outras variáveis serão incorporadas a nossa análise como aquelas que demonstrem o grau de urbanização, o nível de pobreza e extrema pobreza, o número de equipamentos públicos da política de assistência social, como os Centros de Referência de Assistência Social e os Centros de Referência Especializado de Assistência Social, dentre outros que julgarmos necessário, buscando evidenciar a diferenciação e a desigualdade socioespacial entre os municípios analisados.
Propomos analisar espacialmente os cinco grupos do IPRS e incorporar as demais variáveis para demonstrar se há e em que medida a diferenciação e desigualdade entre os municípios agrupados.
Os dados utilizados para o trabalho serão de sites oficiais, principalmente, o IBGE, Fundação SEADE e a Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação – SAGI/MDS, e espera-se gerar produtos gráficos como mapas, tabelas e imagens.
Os municípios serão agrupados, analisados e comparados conforme o nível de desenvolvimento do Índice Paulista de Responsabilidade Social e as outras variáveis incorporadas.

• pequenas cidades
  • índice paulista de responsabilidade social
  • diferenciação
  • desigualdade
Correções sugeridas

Sugerimos apenas para a redação do trabalho completo que sejam observadas normas para redação de numerais e siglas.