NomeVanessa Miranda
Nome completoLeonardo Civale
InstituiçãoUniversidade Federal de Viçosa UFV
Área Temática04. Ciências e Meio Ambiente
Grupo TemáticoDinâmicas de áreas urbanas não metropolitanas: pequenas cidades/localidades, seus papéis e significados contemporâneos
TítuloMudanças na paisagem do entorno do Parque Estadual Serra do Brigadeiro: a percepção rural-urbano em Araponga-MG

O Parque Estadual Serra do Brigadeiro (PESB) foi formalizado em 1996, contexto de uma exaustiva exploração madeireira e um debate entre o direito de moradores continuarem em suas residências, ainda que em uma área a ser preservada, e o discurso de preservar um remanescente de Mata Atlântica em Minas Gerais, no sudeste do Brasil. Araponga-MG está entre as nove cidades que participam do território do Parque, sendo que sua participação territorial é a maior, o município esteve presente em grande parte da luta em favor dos proprietários de terrenos em divisa com o Parque, também aloca bens imóveis de importância para PESB e atende a uma parte dos visitantes que buscam pelas visadas do Parque, consideradas belíssimas. Atualmente, Araponga possui uma população total de 8.152 pessoas, sendo majoritariamente rural. Ao passar pela história de formação desse município é inegável a importância do PESB na mesma, pois, parte-se do pressuposto de que a proximidade com o parque colaborou na mudança ou criação de diretrizes relacionadas a turismo e, consequentemente, que esse turismo influenciou a paisagem do município de Araponga. Dessa maneira, entendeu-se a necessidade de pesquisar as influências do turismo no entorno do PESB pelo estudo de caso de Araponga, utilizando como recorte temporal 1996 a 2020, período entre o ano de inauguração do Parque e o ano de início deste trabalho. Partindo de termos como paisagem, memória e cultura ambiciona-se aprofundar a observação e a discussão acerca de rural-urbano em Araponga. A busca de informações envolve documentos bibliográficos, legislativos e entrevistas a moradores do município, investigando junto à percepção da população o quanto o Parque pode ter influenciado seu entorno. Após a pesquisa serão compiladas as informações encontradas e coletadas em corpos textuais e mapas que valorizem as dinâmicas ocorridas após a inauguração do Parque Estadual Serra do Brigadeiro.

• pequenas cidades
  • paisagem
  • rural-urbano
  • Parque Estadual
Correções sugeridas

Sugerimos para o trabalho completo que a redação seja baseada em períodos(frases) mais curtos, pois isso trará maior clareza.