NomeAna Pereira
Nome completoÍtalo Itamar Caixeiro Stephan
InstituiçãoUniversidade Federal de Viçosa UFV
Área Temática04. Ciências e Meio Ambiente
Grupo TemáticoDinâmicas de áreas urbanas não metropolitanas: pequenas cidades/localidades, seus papéis e significados contemporâneos
TítuloOs papéis das pequenas cidades no arranjo populacional de Conselheiro Lafaiete – MG

Uma rede urbana é composta por um conjunto funcionalmente articulado de centros urbanos e suas hinterlândias, em que as cidades médias desempenham papéis de intermediação entre as pequenas e as grandes cidades. Observa-se que há uma categorização de rede urbana no Brasil denominada arranjo populacional, que é o agrupamento de dois ou mais municípios com forte integração populacional. Dessa forma, tem-se como objeto de estudo as cidades pequenas do arranjo populacional mineiro de Conselheiro Lafaiete: Jeceaba, São Brás do Suaçuí e Queluzito. Também fazem parte do arranjo Conselheiro Lafaiete, Congonhas e Ouro Branco. O objetivo deste trabalho é analisar o papel das pequenas cidades pertencentes a esse arranjo populacional, considerando seus contrastes populacionais e socioeconômicos. Para isso foram analisados e comparados os dados dos seis municípios, como população, PIB e IDHM, assim como os atrativos e demanda e oferta de consumo e serviços. Constatou-se que São Brás do Suaçuí e Queluzito apresentaram os menores PIBs do arranjo populacional, enquanto Jeceaba apresentou o maior dentre as seis cidades do arranjo. Jeceaba se destacou em relação ao PIB devido à presença de uma grande indústria de produção de tubos de aço em seu território. As três cidades apresentaram os menores valores de IDHM do arranjo. Os indicadores de saneamento das três cidades são os piores do arranjo. Esses fatores sugerem um déficit de investimentos em educação e a baixa renda da população. Foi notado que as três cidades são dependentes da busca de serviços e empregos fora dos seus limites e que há um constante declínio demográfico. Isso faz com que o papel desses municípios seja enfraquecido, ainda que tenham sido identificados como importantes elos na articulação dessa rede urbana, ao menos com uma pequena produção de produtos agropastoris. Infere-se, portanto, que a falta de uma política de planejamento microrregional, na escala do arranjo, tende a ampliar os contrastes socioeconômicos.

• Arranjo populacional
  • Cidades pequenas