NomeLaure Guillot Farneti
Sua instituiçãoUniversité Lumière Lyon 2 e Universidade de São Paulo
Sua titulaçãoDoutorando
País de origem do autorFrança
Área Temática18. Migrações
Grupo TemáticoMigraciones y luchas por la ciudad
TítuloRepresentações das migrações contemporâneas na cidade de São Paulo: o papel do Museu da imigração do Estado de São Paulo

Nas múltiplas representações da cidade de São Paulo, existe aquela imagem de um lugar acolhedor, cosmopolita e de hospitalidade. Diversos discursos institucionais participam da produção e da circulação dessa imagem. O Museu da imigração de São Paulo é uma dessas instituições. Um dos objetivos do Museu é de compreender e refletir sobre o processo migratório e de valorizar o encontro de múltiplas histórias e origens. Ele também acolhe outros atores, como ONGs ou coletivos de migrantes que tentam visibilizar outras realidades da migração na cidade de São Paulo. O Museu se situa num espaço simbólico, ou seja, a antiga Hospedaria dos migrantes, onde milhares de migrantes vindo de países europeus ou asiáticos chegaram para começar uma vida no Brasil.
O objetivo da minha apresentação é de mostrar os demais discursos que se encontram na instituição do Museu. Como o Museu valoriza a imagem de São Paulo como lugar acolhedor até hoje? Quais mediações são usadas para isso? Qual é o espaço para os discursos das comunidades de imigrantes contemporâneos?
Para responder a essa pergunta, uso o método da observação participante (visita do museu, presença nas atividades organizadas, como seminários), e entrevistas com os.as trabalhadores do Museu e com as pessoas que frequentam o espaço sejam brasileiros ou migrantes.

• Migração
  • São Paulo