NomeDébora Souto
InstituiçãoCentro Universitário de Telêmaco Borba UniFateb
Área Temática07. Direitos Humanos e Cultura da Paz
Grupo TemáticoResoluções Alternativas de Litígios
TítuloVISUAL LAW COMO ELEMENTO FACILITADOR PARA A COMPREENSÃO DOS ACORDOS NAS AUDIÊNCIAS DE CONCILIAÇÃO

O presente estudo apresenta a utilização do Visual Law como ferramenta para a compreensão dos acordos formalizados nas audiências de conciliação nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania – CEJUSCs. Para tanto, fez-se necessário a interseção entre a compreensão do texto jurídico e à aplicação do legal design, em uma análise quantitativa, sobre a inferência que o leitor adquire ao se confrontar com documentos jurídicos nos moldes tradicionais e nos formatos envolvendo a utilização do visual law. Inicialmente, a investigação se estruturou por meio da aplicação de um formulário do Google Forms aos alunos dos cursos de Direito, Ciências Contábeis e Engenharia do Centro Universitário UNIFATEB e demais comunidade escolar situados em Telêmaco Borba/PR. Por último, foram descritos os resultados revelados acerca da aplicação do visual Law nos textos jurídicos, que apesar de ser pouco implementada pelos operadores do direito, possui relevante alcance para a compreensão de tais peças pelos usuários e, por consequência, um maior alcance à justiça.

• Conciliação
  • CEJUSC